Temos o prazer de apresentar o reCAPTCHA v3, nossa mais nova API que ajuda a detectar tráfego abusivo no seu site sem interação com o usuário. Em vez de exibir um teste de CAPTCHA, o reCAPTCHA v3 retorna uma pontuação. Assim, você pode escolher a ação mais apropriada para seu site.
Uma experiência descomplicada para os usuários
A tecnologia do reCAPTCHA evoluiu continuamente ao longo da última década. No reCAPTCHA v1, os usuários precisavam ler textos distorcidos e digitar o resultado em uma caixa de texto para passar pelo teste. Para melhorar a segurança e a experiência do usuário, introduzimos o reCAPTCHA v2. Nessa versão, começamos a usar muitos outros sinais para determinar se uma solicitação foi feita por uma pessoa ou por um bot. Com isso, os testes do reCAPTCHA deixaram de ter uma função dominante e passaram a ter um papel secundário na detecção de abusos, permitindo que cerca de metade dos usuários passasse pelo teste com um único clique.
Agora, com o reCAPTCHA v3, fizemos mudanças fundamentais na forma como os sites podem testar se as atividades foram realizadas por pessoas ou por bots. Isso é feito por meio de uma pontuação que informa o nível de suspeita das interações, sem a necessidade de interromper os usuários com testes. O reCAPTCHA v3 faz análises de risco adaptáveis em segundo plano para alertar você sobre tráfego suspeito, simplificando a experiência dos usuários no seu site.
Detecção de bots mais precisa com "Ações"
No reCAPTCHA v3, introduzimos um novo conceito chamado "Ação". Trata-se de uma tag que você pode usar para definir as principais etapas da jornada do usuário e permitir que o reCAPTCHA faça a análise de risco contextual. Como o reCAPTCHA v3 não interrompe os usuários, recomendamos adicionar o recurso a várias páginas. Dessa forma, o mecanismo de análise de riscos adaptável do reCAPTCHA pode identificar o padrão dos invasores com mais precisão, observando as atividades em diferentes páginas do seu site. O Admin Console do reCAPTCHA mostra uma visão geral completa da distribuição de pontuação da ferramenta, além de um detalhamento das estatísticas das 10 principais ações do seu site. Isso ajuda a identificar as páginas que são alvo de bots e o nível de tráfego suspeito nessas páginas.
Combate aos bots do seu jeito
Outro grande benefício do reCAPTCHA v3 é a flexibilidade para evitar spam e abusos da maneira mais adequada ao seu site. Antes, o sistema reCAPTCHA geralmente decidia quando e quais CAPTCHAs seriam veiculados aos usuários, e você tinha uma influência limitada sobre a experiência do usuário no seu site. Agora, o reCAPTCHA v3 apresentará uma pontuação que informa o nível de suspeita de cada interação.
É possível usar isso de três maneiras. Primeiro, é possível definir um limite que determina quando deixar o usuário passar e quando fazer uma verificação mais aprofundada, por exemplo, com o uso da autenticação de dois fatores, da verificação por telefone etc. Em segundo lugar, você pode combinar a pontuação com seus próprios sinais que não estão disponíveis para o reCAPTCHA, como perfil de usuários ou histórico de transações. Em terceiro lugar, é possível usar a pontuação do reCAPTCHA como um dos sinais para treinar um modelo de aprendizado de máquina destinado a combater o abuso. Com essas novas maneiras de personalizar as ações relacionadas a diferentes tipos de tráfego, a nova versão permite que você proteja seu site contra bots e melhore a experiência do usuário com base nas suas necessidades específicas.
O reCAPTCHA v3 ajuda a proteger seus sites sem colocar obstáculos aos usuários, além de oferecer mais flexibilidade para decidir o que fazer em situações de risco. Como sempre, trabalhamos constantemente para estar um passo à frente dos invasores e fazer com que a Internet continue fácil e segura de usar (menos para os bots).
Você está pronto para começar a usar o reCAPTCHA v3? Acesse nosso site para desenvolvedores e veja mais detalhes.
Postado por Wei Liu, gerente de produtos do Google