O Googlebot usa um navegador baseado no Chrome para renderizar páginas da Web, como anunciamos no Google I/O este ano. Assim, em dezembro de 2019, atualizaremos as strings do user agent do Googlebot de acordo com a nova versão do navegador. O número da versão também será atualizado periodicamente segundo as atualizações do Chrome no Googlebot.
Veja Rastreadores do Google (user agents) e como garantir que o Google indexe JavaScript para saber mais sobre a renderização e as strings do user agent.
Dispositivos móveis:
Mozilla/5.0 (Linux; Android 6.0.1; Nexus 5X Build/MMB29P) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/41.0.2272.96 Mobile Safari/537.36 (compatible; Googlebot/2.1; +http://www.google.com/bot.html)
Computador:
Mozilla/5.0 (compatible; Googlebot/2.1; +http://www.google.com/bot.html)
OU
Mozilla/5.0 AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko; compatible; Googlebot/2.1; +http://www.google.com/bot.html) Safari/537.36
Em dezembro, começaremos a atualizar periodicamente as strings do user agent acima de acordo com a versão do Chrome usada no Googlebot. Nas próximas strings, "W.X.Y.Z" serão substituídos pela versão do Chrome em uso. Por exemplo, em vez de "W.X.Y.Z", você verá algo como "76.0.3809.100". Esse número da versão será atualizado regularmente.
Mozilla/5.0 (Linux; Android 6.0.1; Nexus 5X Build/MMB29P) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/W.X.Y.Z Mobile Safari/537.36 (compatible; Googlebot/2.1; +http://www.google.com/bot.html)
Mozilla/5.0 AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko; compatible; Googlebot/2.1; +http://www.google.com/bot.html) Chrome/W.X.Y.Z Safari/537.36
De acordo com as avaliações que fizemos, a maioria dos sites não será afetada pela mudança.
Os sites que seguem nossas recomendações e usam a detecção de recursos e o aprimoramento progressivo em vez da detecção de user agent continuarão a funcionar sem qualquer alteração.
Caso seu site procure um user agent específico, ele poderá ser afetado. Utilize a detecção de recursos em vez da de user agent. Se não for possível fazer isso, e você tiver que identificar o Googlebot pelo user agent, procure por "Googlebot" nele.
Alguns problemas comuns que observamos durante a avaliação dessa mudança:
Caso você não tenha certeza de que seu site foi afetado, tente utilizar o novo user agent do Googlebot para carregar a página no navegador. Estas instruções mostram como modificar o user agent no Chrome.
Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com a Comunidade de Ajuda a webmasters, participe das sessões de atendimento para webmasters no YouTube ou siga-nos no Twitter.