Os vídeos são uma mídia muito importante e cada vez mais usada para acessar informações na Internet. Por isso, queremos facilitar ao máximo a descoberta de vídeos úteis e interessantes no Google. Agora contamos com duas novas ferramentas para ajudar você a entender o desempenho dos seus vídeos na Pesquisa e a identificar oportunidades de melhorar a marcação desse tipo de conteúdo.
Atualmente, há três principais maneiras de ver vídeos na Pesquisa Google: na página principal, na guia "Vídeos" e no Discover.
Da esquerda para a direita: vídeos na página principal da pesquisa, na guia "Vídeos" e no Discover.
Os dados estruturados ajudam os mecanismos de pesquisa a identificar quando uma página tem vídeos e a exibir esse material com um tratamento visual aprimorado, incluindo informações precisas sobre duração, data do upload e outros metadados, além de visualizações do conteúdo. Assim, os usuários entendem melhor o que encontrarão no vídeo antes de clicar nele.
Um novo relatório de "Vídeos" já está disponível no Search Console para sites que usam dados estruturados na anotação desse conteúdo. Esse relatório mostra erros e avisos referentes à marcação implementada no site. Ao corrigir um problema, você pode usar o relatório para confirmar que tudo foi resolvido, rastreando novamente as páginas afetadas. Saiba mais sobre os relatórios de status da pesquisa aprimorada.
O relatório de desempenho do Search Console já inclui uma opção para exibir o desempenho dos resultados da pesquisa na guia "Vídeos" (tipo = vídeo). Agora o suporte a vídeos foi ampliado para que você também possa ver o desempenho deles na guia principal de resultados da Pesquisa (tipo = Web) e no Discover, usando o novo aspecto "Vídeos". O conteúdo poderá ser exibido com o aspecto de vídeo se a página usar dados estruturados VideoObject ou se o Google detectar a presença de um vídeo por meio de outros sinais.
Com essas novas ferramentas, será mais fácil entender o desempenho dos seus vídeos na Pesquisa, além de identificar e corrigir problemas relacionados. Recomendamos também que você siga estas práticas recomendadas de vídeo. Em caso de dúvidas, faça uma postagem no nosso fórum.