quarta-feira, 12 de junho de 2019

Monitoramento de dados estruturados com o Search Console

Na postagem anterior desta série, falamos sobre o que são dados estruturados e por que é recomendável adicionar esse recurso ao seu site. Temos um compromisso em melhorar os dados estruturados e aprimorar as nossas ferramentas e recursos da Pesquisa cada vez mais. É por isso que criamos soluções para ajudar os webmasters e desenvolvedores a implementar e diagnosticar os dados estruturados.

Esta postagem mostra o que você pode fazer com o Search Console para monitorar e aproveitar ao máximo os dados estruturados no site. Além disso, temos alguns recursos novos para facilitar ainda mais sua vida. Saiba mais sobre eles abaixo.


  1. O novo relatório de dados estruturados que não podem ser analisados mostra os erros de sintaxe desses dados.
  2. Criamos novos relatórios de melhoria do logotipo e da caixa de pesquisa de sitelinks.

Monitoramento do desempenho geral dos dados estruturados

Toda vez que o Search Console detecta um novo problema relacionado a dados estruturados em um site, enviamos um e-mail aos proprietários da conta. No entanto, quando um problema existente piora, você não recebe um novo e-mail. Por isso, é importante verificar sua conta de vez em quando.

Você não precisa conferir isso todos os dias, mas recomendamos voltar uma vez ou outra para garantir que tudo esteja funcionando como esperado. Quando o desenvolvimento do site tem ciclos definidos, uma prática recomendada é fazer login no Search Console para monitorar o desempenho depois das alterações.

Para ter uma ideia geral de todos os erros de um recurso específico de dados estruturados do site, acesse o menu "Melhorias" na barra lateral à esquerda e clique em um recurso. Você verá um resumo de todos os erros e avisos, além dos itens válidos.

Como foi dito antes, adicionamos um novo conjunto de relatórios para que você entenda melhor os tipos de dados estruturados do site: logotipo e caixa de pesquisa de sitelinks. Agora eles fazem parte do grupo que já contava com os relatórios de receita, evento e oferta de emprego, entre outros. Leia mais sobre relatórios na Central de Ajuda do Search Console.

Este é um exemplo de relatório de melhoria. Ele só exibe as melhorias que foram detectadas nas suas páginas. Essas informações são úteis para fazer o seguinte:


  • Analisar tendências de erros, avisos e itens válidos: para ver cada problema de status separadamente, clique nas caixas coloridas acima do gráfico de barras.
  • Analisar avisos e erros por página: para ver exemplos de páginas com problemas atualmente, clique em uma linha específica abaixo do gráfico de barras.
Imagem: relatório de melhoria de receita

A outra novidade é o relatório de dados estruturados que não podem ser analisados. Ele exibe informações agregadas sobre erros de análise como os de sintaxe em dados estruturados, que impedem que o Google identifique o tipo de recurso. Por isso, esses problemas são incluídos no novo relatório, e não naquele sobre o tipo de recurso específico.

Consulte esse relatório para ver se o Google não conseguiu analisar algum dos dados estruturados que você tentou adicionar ao site. Os problemas de análise podem indicar oportunidades perdidas de pesquisa aprimorada no site. Veja abaixo uma captura de tela com um exemplo. Acesse o relatório diretamente e leia mais sobre o assunto na Central de Ajuda.

Imagem: relatório de dados estruturados que não podem ser analisados


Teste de dados estruturados no URL


Para confirmar que as páginas foram processadas corretamente e se qualificam para a pesquisa aprimorada ou diagnosticar por que alguns resultados de um URL específico não estão aparecendo, use a Ferramenta de inspeção de URL. Ela ajuda a encontrar possíveis melhorias no nível do URL e saber quais são as prioridades.

Ao colar um URL na caixa de pesquisa da parte superior do Search Console, você vê o que está funcionando corretamente, assim como os erros e avisos relacionados aos dados estruturados na seção de melhorias. Confira o exemplo de receitas abaixo.

Imagem: Ferramenta de inspeção de URL

Na tela acima, há um erro relacionado a receitas. Se você clicar em "Receitas", as informações sobre esse erro serão exibidas. Depois, clique no ícone de gráfico à direita dele para saber mais.

Depois de compreender e corrigir um erro, clique em "Validar a correção" (como na captura de tela abaixo) para que o Google possa verificar se o erro foi realmente corrigido. Clicar no botão "Validar a correção" faz com que o Google realize vários testes instantâneos. Quando as páginas são reprovadas, o Search Console imediatamente envia uma notificação. Caso contrário, ele processa o resto das páginas afetadas mais uma vez.

Imagem: detalhe do erro de dados estruturados

Queremos saber como o Search Console foi útil para você e como ele pode ficar ainda melhor com os dados estruturados. Envie feedback pelo Twitter ou pelo fórum de webmasters.

Postado por Daniel Waisberg, Search Advocate no Google e Na'ama Zohary, da equipe do Search Console