Já faz muitos anos que recomendamos o uso de dados estruturados em sites para deixar a experiência de pesquisa ainda melhor. Adicionar marcação ao conteúdo ajuda os mecanismos de pesquisa a detectar os diferentes componentes das páginas. Quando os sistemas do Google entendem melhor a página, a Pesquisa Google pode mostrar o conteúdo usando os recursos interessantes que veremos neste artigo. Isso melhora a experiência do usuário e gera mais tráfego.
Trabalhamos bastante para oferecer ferramentas que permitem compreender como o site aparece nos resultados da Pesquisa Google e se há problemas que podem ser resolvidos. Decidimos fazer uma série sobre dados estruturados para que você tenha uma visão geral do assunto. Este artigo é uma introdução rápida com algumas práticas recomendadas. Nos próximos textos veremos como usar o Search Console para aproveitar ao máximo os dados estruturados.
O que são dados estruturados?
Os dados estruturados são uma forma comum de fornecer informações sobre uma página e o conteúdo dela. Recomendamos usar o vocabulário do schema.org para fazer isso. O Google é compatível com três formatos de marcação na página: JSON-LD (recomendado), Microdata e RDFa. Cada recurso da pesquisa exige um tipo diferente de dados estruturados. Saiba mais sobre eles na galeria de pesquisa. Além disso, nossa documentação para desenvolvedores tem mais informações básicas sobre dados estruturados.
Esses dados ajudam os sistemas do Google a interpretar o conteúdo com mais precisão, o que é melhor para os usuários porque leva a resultados mais relevantes. Se você implementar dados estruturados nas páginas, elas poderão ser exibidas de maneira aprimorada nos resultados da Pesquisa Google.
Usar dados estruturados no site dá resultados
O uso de dados estruturados vem aumentando no ecossistema ao longo dos anos. Em geral, as pesquisas aprimoradas ajudam os usuários a entender melhor a relevância das páginas para a pesquisa que fizeram. Isso é muito bom para os sites. Veja alguns resultados em destaque na nossa galeria de estudos de caso:
Como usar dados estruturados?
Existem algumas maneiras de aproveitar os dados estruturados no seu site. A seguir, discutimos alguns exemplos agrupados em diferentes tipos de objetivos: aumentar o reconhecimento da marca e destacar o conteúdo ou as informações de produtos.
1. Aumentar o reconhecimento da marca
Uma coisa que você pode fazer para promover sua marca com dados estruturados é aproveitar recursos como logotipo, informações de empresa local e caixa de pesquisa de sitelinks. Além de adicionar dados estruturados, verifique o site para o Painel de Informações e reivindique sua empresa no Google Meu Negócio. Veja um exemplo do Painel de informações com um logotipo.
2. Destacar conteúdo
Se você publica conteúdo na Web, há diversos recursos para divulgar o material e atrair mais usuários, dependendo do seu setor. Alguns exemplos são os dados de artigo, localização atual, evento, vaga de emprego, perguntas e respostas, receita e avaliação, entre outros. Veja um exemplo de pesquisa aprimorada de receita.
3. Destacar informação de produtos
Se você vende mercadorias, é possível adicionar dados estruturados de produto à página para incluir informações como preço, disponibilidade e avaliações. Seu produto pode aparecer assim em uma pesquisa relevante:
Hora de testar e dizer sua opinião
Agora que você entende a importância dos dados estruturados, pratique com nosso codelab e aprenda a adicionar esses dados às páginas. Para saber mais sobre dados estruturados, não perca os próximos artigos, em que veremos como usar o Search Console para analisar melhor os resultados.
Queremos saber sua opinião e histórias sobre dados estruturados. Mande feedback pelo Twitter ou no nosso fórum.
Postado por Daniel Waisberg, Search Advocate