O Google procura oferecer resultados da mais alta qualidade para qualquer pesquisa. Sendo assim, tomamos medidas para impedir que o spam na Web prejudique a experiência de pesquisa com conteúdo e comportamentos que violam nossas diretrizes para webmasters. Nossos esforços ajudam a garantir que bem menos de 1% dos resultados acessados pelos usuários sejam de páginas com spam. Saiba mais sobre como combatemos o spam na Web em 2018.
Análise do Google sobre Tendências de spam na Web e como combatemos o problema em 2018
Dos tipos de spam que combatemos em 2018, três ainda se destacam:
- Spam em sites invadidos: nós relatamos em 2017 que observamos uma redução considerável no spam em sites invadidos nos resultados da pesquisa. Essa tendência continuou em 2018, com a detecção mais rápida de páginas da Web invadidas antes que pudessem afetar os resultados da pesquisa ou colocar os usuários em risco. Conseguimos reduzir o impacto do spam de sites invadidos na pesquisa, mas esses sites ainda são um grande problema de segurança na Web. Não podemos impedir que um site seja invadido novamente, mas nos comprometemos a oferecer recursos aos webmasters de sites prejudicados para ajudar na recuperação após uma invasão.
- Spam gerado pelo usuário: continuamos nossas iniciativas de combate ao spam gerado pelo usuário. A categoria inclui postagens com spam em fóruns, assim como contas com spam em plataformas e blogs gratuitos. Esse conteúdo é impróprio para uso, atrapalha conversas e não acrescenta valor algum para os usuários. Em 2018, conseguimos reduzir o impacto desse tipo de spam em mais de 80% para os usuários da pesquisa. Embora não possamos impedir que os sites sejam explorados, queremos ajudar os proprietários a se proteger. É por isso que fornecemos recursos sobre como evitar o abuso das áreas públicas do site.
- Spam por link: protegemos o valor de links confiáveis e relevantes como um sinal importante de classificação na Pesquisa. Continuamos a lidar rapidamente com ocorrências graves de spam por link e reduzimos a eficácia de uma série de práticas inadequadas de vinculação para manipular a classificação. Acima de tudo, mantivemos nosso trabalho com webmasters e analistas de SEO para eliminar muitos mitos que surgiram nos últimos anos a respeito das práticas de vinculação. Reforçamos para os proprietários de sites que se eles simplesmente não criarem links para ter uma classificação melhor e se concentrarem em criar conteúdo de qualidade, não precisarão se preocupar com o assunto. Acreditamos que umas das melhores maneiras de combater todos os tipos de spam é incentivar os proprietários de sites a melhorar a qualidade do conteúdo. Recursos como o Guia de SEO para iniciantes destacam as práticas recomendadas e desmentem alguns mitos e equívocos relacionados ao que é necessário para se destacar nos resultados da Pesquisa Google. Denunciar o spam por link também é uma ótima maneira de nos ajudar a combater esse tipo de abuso e manter o equilíbrio da classificação da Pesquisa.
Colaboração com usuários e webmasters para criar uma Web melhor
Os usuários nos ajudam todos os dias a encontrar spam, malware e outros problemas na Pesquisa que não são detectados por nossos filtros e processos, denunciando spam na pesquisa, phishing ou malware. Recebemos mais de 180 mil denúncias de usuários sobre spam na pesquisa e conseguimos intervir em 64% dos casos processados. Essas denúncias fazem muita diferença, e gostaríamos de agradecer a todos que as enviaram.
Acreditamos que é importante notificar os proprietários quando encontramos algo errado no site. Em 2018, geramos mais de 186 milhões de mensagens para proprietários de sites sobre possíveis melhorias, problemas e questões que poderiam afetar a exibição do conteúdo nos resultados da Pesquisa. Só podemos enviar essas notificações aos proprietários que fizeram a verificação dos sites no Search Console e, assim, conseguimos enviar 96 milhões delas. As mensagens restantes continuarão vinculadas ao site enquanto forem relevantes. Assim, elas poderão ser vistas quando um webmaster fizer o registro do site no Search Console. A maioria dessas mensagens dava boas-vindas a novos usuários do Search Console, e o segundo maior grupo de notificações informava usuários registrados do Search Console sobre a disponibilidade da indexação que prioriza dispositivos móveis. De todas as mensagens, pouco mais de 2% (aproximadamente 4 milhões) eram relacionadas a ações manuais resultantes de violações das nossas diretrizes para webmasters.
O conteúdo de alta qualidade mantém o spam longe dos resultados da pesquisa, e fizemos melhorias contínuas nos relatórios e ferramentas disponíveis para os webmasters que criam esse conteúdo. Uma nova versão do Google Search Console foi desenvolvida do zero para oferecer relatórios novos e aprimorados (de desempenho, cobertura do índice, links e usabilidade em dispositivos móveis), assim como mais recursos (Ferramenta de inspeção de URL e gerenciamento de usuários e sites). O Search Console aprimorado saiu da versão Beta em 2018 e já está disponível para todos os proprietários de sites registrados.
Não nos esquecemos dos desenvolvedores front-end, que fazem a Web moderna funcionar, e nos concentramos em ajudá-los a criar sites bons para os usuários e para a pesquisa, independentemente de estarem em um CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo), implementarem os próprios CSS e JavaScript ou desenvolverem o conteúdo com base em frameworks da Web. Lançamos o novo recurso de auditoria de SEO do Lighthouse, uma ferramenta de auditoria de código aberto e automatizada para aprimorar a qualidade de páginas da Web. Com ele, os desenvolvedores e webmasters podem fazer verificações de integridade de SEO nas páginas e usar os resultados práticos para identificar rapidamente as áreas que precisam de melhorias.
Também trabalhamos diretamente com proprietários de sites para ajudar a resolver problemas complexos. Os membros da nossa equipe especializada se reúnem regularmente com webmasters do mundo todo on-line e pessoalmente. Temos mais de 190 horários de atendimento on-line e eventos presenciais e na Internet em mais de 76 cidades para um público acima de 170 mil pessoas, incluindo analistas de SEO, desenvolvedores e profissionais de marketing on-line. Realizamos quatro eventos relacionados à pesquisa em Tóquio, Singapura, Zurique e Osaka, assim como uma conferência sobre o tema em 11 cidades da Índia. Em 2018, iniciamos os horários de atendimento ao vivo em espanhol (além de inglês, francês, alemão, hindi e japonês), e os webmasters podem receber ajuda e ver dicas e discussões úteis no nosso canal do YouTube Google Webmasters. Os Experts em Produtos ajudaram webmasters a encontrar soluções nos nossos fóruns oficiais de suporte em mais de 12 idiomas.
Esperamos continuar nosso trabalho para oferecer a todos uma experiência de pesquisa livre de spam em 2019.
Postado por Juan Felipe Rincón, Divulgação para webmasters, Dublin