Muitas vezes, não há problema em exibir conteúdo um pouco diferente em dispositivos distintos. Por exemplo, otimizar o espaço menor de uma tela de smartphone pode significar que uma parte do conteúdo, como as imagens, precisará ser modificada. Talvez você prefira guardar o menu do seu site em uma gaveta de navegação (
encontre a documentação aqui) para tornar a navegação em dispositivos móveis mais fácil e eficiente. Quando implementadas da maneira certa, essas modificações voltadas ao usuário são bem aceites pelo Google.
O mesmo acontece com os redirecionamentos somente para dispositivos móveis. Redirecionar usuários de dispositivos móveis para melhorar a experiência deles (como redirecionar usuários de "example.com/url1" para "m.example.com/url1") costuma ser útil para os usuários. Contudo, redirecionar os usuários de dispositivos móveis para conteúdos diferentes de maneira não autorizada prejudica a experiência do usuário e contraria as
diretrizes para webmasters do Google.
Experiência frustrante: o mesmo URL aparece em páginas de resultados de pesquisa no computador e em dispositivos móveis. Quando o usuário clica nesse resultado no computador, o URL abre normalmente. Porém, quando o usuário clica no mesmo resultado em um smartphone, ocorre um redirecionamento e um URL diferente é carregado.
Quem implementa esses redirecionamentos não autorizados somente para dispositivos móveis?
Em alguns casos, os webmasters deliberadamente colocam regras de redirecionamento n para usuários de dispositivos móveis. Normalmente, isso é uma violação das diretrizes para webmasters. Em decorrência disso, realizamos ações manuais quando esse ato prejudica a experiência dos usuários do Google (veja a última seção deste artigo).
Entretanto, também observamos casos em que os redirecionamentos não autorizados ocorrem sem o conhecimento dos proprietários do website:
- Esquemas de publicidade que redirecionam especificamente usuários de dispositivos móveis
Um script/elemento instalado para exibir anúncios e gerar receita pode estar direcionando usuários de dispositivos móveis para outro site completamente diferente sem o conhecimento do webmaster.
- Redirecionamento de dispositivos móveis como resultado de uma invasão ao site
Caso seu website tenha sido invadido, é possível que haja redirecionamentos especificamente de usuários de dispositivos móveis a domínios com spam.
Como detecto se meu site está fazendo redirecionamentos não autorizados para dispositivos móveis?
- Acesse seu website no smartphone e confira se você é redirecionado
Recomendamos que você confira a experiência do usuário de dispositivos móveis do seu website acessando suas páginas a partir de resultados de pesquisa do Google com um smartphone. Quando estiver fazendo a depuração, tenha em conta que a emulação de dispositivos móveis em navegadores para computadores ajuda, pois permite testar o site em vários dispositivos diferentes. É possível, por exemplo, fazer a emulação diretamente do seu navegador Chrome, Firefox ou Safari. No caso do Safari, verifique se o recurso "Mostrar menu 'Desenvolvedor' na barra de menus" está ativado.
- Ouça seus usuários
Pode ser que os usuários vejam seu website diferente de como você o vê. É sempre importante prestar atenção às reclamações de usuários para ficar sabendo de problemas na experiência deles.
- Monitore seus usuários nos dados de análise do site
É possível detectar atividades incomuns de usuários de dispositivos móveis verificando alguns dos dados de análise do seu website. Por exemplo, o tempo médio que os usuários de dispositivos móveis passam no seu website é um bom indicador para observar. Se os usuários de dispositivos móveis (e somente eles) começarem repentinamente a passar muito menos tempo no site do que antes, talvez haja problemas com redirecionamentos de dispositivos móveis.
Para perceber mudanças significativas na atividade de usuários de dispositivos móveis assim que elas acontecerem, configure os alertas do Google Analytics. Por exemplo, é possível configurar um alerta para o caso de uma queda abrupta no tempo médio de permanência dos usuários de dispositivos móveis no seu website ou uma redução no número desses usuários. No entanto, tenha em mente que mudanças grandes nessas métricas não representam necessariamente um sinal de que seu website esteja fazendo redirecionamentos não autorizados para usuários de dispositivos móveis.
Detectei redirecionamentos não autorizados para usuários de dispositivos móveis no meu site, mas não configurei isso. O que fazer?
- Certifique-se de que seu website não foi invadido
Confira a ferramenta de Problemas de segurança no Search Console. Se tivermos identificado alguma invasão, você verá mais informações nessa ferramenta.
Acesse nossos recursos adicionais sobre sintomas típicos de sites invadidos e nossos estudos de caso sobre sites invadidos.
- Faça uma auditoria aos scripts e elementos de terceiros no seu website
Caso seu website não tenha sido invadido, recomendamos que você investigue se scripts ou elementos de terceiros estão causando os redirecionamentos. Siga estas etapas:
A. Um a um, remova os scripts/elementos de terceiros que você não controla das páginas de redirecionamento.
B. Após cada remoção de script/elemento, acesse seu website em um dispositivo móvel ou emulador e veja se o redirecionamento parou de acontecer.
C. Se você acreditar que um script/elemento em particular está causando o redirecionamento não autorizado, procure removê-lo do site e depurar o problema com o provedor desse script/elemento.
Considerações finais sobre redirecionamentos não autorizados para dispositivos móveis
É uma violação das Diretrizes para webmasters do Google redirecionar o usuário a uma página com a intenção de exibir conteúdo diferente daquele disponibilizado para o rastreador do mecanismo de pesquisa (veja mais informações sobre
redirecionamentos não autorizados). Para garantir a qualidade dos resultados de pesquisa para nossos usuários, a equipe da Search Quality do Google pode tomar ações nesses sites, incluindo a remoção de URLs do nosso índice. Quando tomamos ações manuais, enviamos uma mensagem ao proprietário do site pelo Search Console. Por isso, assegure-se de
configurar uma conta do Search Console.
Para evitar o redirecionamento de usuários sem seu conhecimento, escolha redes de publicidade que sejam transparentes sobre como lidam com o tráfego de usuários. Se você tiver interesse no desenvolvimento de confiança no ramo da publicidade on-line, confira as práticas recomendadas do setor para a participação em redes de anúncios. Por exemplo, as
Diretrizes de qualidade de inventário (em inglês) do Trustworthy Accountability Group (Interactive Advertising Bureau) são um bom ponto de partida. Há várias maneiras de gerar receita com seu conteúdo e proporcionar uma experiência ao usuário de alta qualidade, e cabe a você aproveitá-las.
Caso tenha perguntas ou comentários sobre redirecionamentos somente para dispositivos móveis, participe do nosso
Fórum de Ajuda para Webmasters.
Postado por Vincent Courson e Badr Salmi El Idrissi, de equipe de Qualidade de pesquisa