segunda-feira, 6 de julho de 2015

Links não naturais em websites e pedidos de reconsideração

No ano passado publicamos um artigo extenso sobre links não naturais, as possíveis consequências da participação em esquemas de links pagos e os recursos que o Google disponibiliza para ajudar a recuperar seu site de uma ação manual.

Com o intuito de reforçar essa mensagem, hoje compartilhamos novamente informações que permitem clarificar e identificar links não naturais, compreender as consequências que eles podem causar para a reputação do seu site e sua classificação nos resultados de busca orgânica, e também o que você deve fazer se verificar que foi aplicada uma ação manual ao seu site.

Por que isso é importante e quais ações o Google está tomando?

missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis para os todos os usuários que usam os nossos serviços. Isso significa que, para cada pesquisa que cada usuário faz no Google, queremos mostrar os resultados que temos no nosso índice que possam ter mais valor e que sejam mais úteis para esse usuário. Para definir isso, existem hoje mais de 200 fatores que levamos em consideração, inclusive a reputação online de indivíduos, empresas, serviços, ou qualquer outro tipo de entidade que tenha uma presença online. Por que isso é importante? Porque melhor do que decidir "sozinhos" se um site/conteúdo tem qualidade, é "perguntar" ao coletivo das pessoas que usam a internet se consideram que certo site/conteúdo tem qualidade.

Esquemas de links artificiais e técnicas de manipulação de PageRank e do posicionamento nos resultados de pesquisa comprometem diretamente nossa habilidade de medir a reputação de websites e, consequentemente, não obedecem às nossas diretrizes de qualidade para webmasters.

Para manter a qualidade e relevância do nosso índice, continuamos tomando ações manuais em websites individuais e até redes inteiras de websites que violaram as nossas diretrizes de qualidade para webmasters de forma agressiva e deliberada. Isso pode resultar em um impacto negativo no posicionamento nos resultados de pesquisa dos sites que detectarmos estarem participando de esquemas de links artificiais.

Que tipo de links podem ser considerados pelo Google como prejudiciais?


Links artificiais para seu site

Nossa postura em relação a links apontando para o seu site não mudou: a participação em esquemas de links e a compra de links que passam o PageRank com o objetivo de distorcer os resultados de pesquisa orgânica continuam sendo considerados uma infração às nossas diretrizes de qualidade. Publicamos há algum tempo um vídeo sobre os critérios que usamos quando avaliamos se um link é pago ou artificial, com o intuito de ajudar os webmasters a entender melhor as nossas diretrizes referentes a links.

Para ilustrar um tipo específico de link pago, criamos o exemplo fictício exibido abaixo. No exemplo, repare que realçamos os links com âncoras de texto super otimizadas e assuma que eles estão configurados para passar o PageRank.
Exemplo fictício de links pagos em um artigo de um blog
No passado já comunicamos nosso posicionamento sobre estratégias de comercialização de artigos através da venda de artigos. De fato, a aquisição de links provenientes de diretórios de artigos também é considerada não natural. Para mais detalhes, voltamos a recomendar este vídeo em que o Matt Cutts fala sobre o que consideramos links pagos e não naturais.

Além do vídeo, o Matt publicou também em seu blog pessoal o artigo “The decay and fall of guest blogging for SEO" (artigo em inglês), em que comenta a mudança que tem acontecido nos últimos anos na natureza dos artigos "convidados" em blogs de terceiros. No texto, ele comenta como esses artigos "convidados" têm deixado de ser uma atividade respeitável, para passarem a fazer regularmente parte de práticas inteiramente focadas na aquisição de links que passam o PageRank. Consequentemente, em vez de contribuírem com diferentes pontos de vista sobre os temas dos blogs onde são publicados, esses artigos dão cada vez menos importância à qualidade e autenticidade do conteúdo e cada vez mais importância aos links que são criados e colocados nesses artigos.

Links artificiais em seu site

Além da compra de links, gostaríamos de relembrar que a venda de links que passam o PageRank também é uma infração clara das nossas diretrizes de qualidade.

Temos notado que vários blogs em português estão hospedando links altamente otimizados, que estão passando o PageRank, para websites de terceiros, seja através de artigos promocionais/convidados, ou do uso de widgets embutidos que contêm esses links.

Apesar de compreendermos que esses posts possam ter sido criados sem más intenções por parte do dono do site, esses links específicos são uma violação das nossas diretrizes, pois foram criados com o único propósito de passar o PageRank e manipular o posicionamento desses websites de terceiros nos resultados de pesquisa. O mesmo acontece com os widgets que contêm no código links otimizados que passam o PageRank.

Criamos um widget fictício para ilustrar um modelo comum que encontramos em blogs legítimos. Repare nos links embutidos no widget que passam o PageRank e, portanto, não estão de acordo com as nossas diretrizes para webmasters. Nesse caso, é bastante clara a intenção do link otimizado, mas existem outras ocasiões em que a intenção do link presente no widget não é tão transparente, sendo até possível que o webmaster que coloca o widget no seu próprio website não se dê conta da natureza dos links alojados no código desse widget.

Exemplo fictício de um link otimizado contido num widget
Se você tem dúvidas sobre a qualidade dos links presentes em seu website, ou apontando para o mesmo, recomendamos que volte a ler as diretrizes para webmasters e faça uma auditoria dos links de e para o seu site, a fim de confirmar se estão de acordo com as diretrizes de qualidade do Google. Se você acredita que alguns dos links são suspeitos, é prática recomendada removê-los, colocar uma marcação "nofollow" nos mesmos, ou pedir a quem faz a gestão do seu site que tome essa ação por você.

Se você acreditar que um site específico utiliza técnicas que violam as nossas diretrizes para webmasters, ou se algum webmaster entrar em contato oferecendo uma troca de links, pode fazer uma denúncia de spam, ajudando-nos assim a aumentar a qualidade dos resultados de pesquisa.

O que devo fazer se o meu site sofrer uma ação manual?

Apesar de o Google ter algoritmos que avaliam e constantemente melhoram a qualidade dos resultados de pesquisa, tomamos também ações manuais em sites que usam técnicas de spam, rebaixando-os ou até mesmo removendo-os totalmente dos nossos resultados de pesquisa.

Se o seu site tiver sofrido uma ação manual, você poderá ter acesso a essa informação na sua conta do Google Search Console, na seção "Tráfego de pesquisa → Ações Manuais". Depois de seguir todos os passos para corrigir o problema mencionado, você pode submeter um pedido de reconsideração. É importante que você garanta que o seu problema está completamente resolvido antes de nos enviar o pedido de reconsideração

Nos casos de links artificiais para o seu site, isso significa entrar em contato com os webmasters dos websites onde esses links tenham sido colocados, e pedir que removam os links problemáticos. Em último caso, se não conseguir que alguns desses links sejam removidos, pode usar a ferramenta para rejeitar links.

Se houver links artificiais no seu site apontando para outro site, ou se houver anúncios de texto com âncoras otimizadas que estejam passando o PageRank, certifique-se de que esses links sejam removidos, ou que contêm uma marcação "nofollow".

Para concluir, deixamos um conselho simples para garantir que você não está infringindo as diretrizes do Google: não compre, venda, troque ou peça links que violam nossas diretrizes para webmasters sobre Esquemas de links. Se seguir esse conselho, a grande maioria dos links que o Google considera problemáticos não chegarão a ser criados.

Se tiver mais dúvidas, pode colocá-las no nosso Fórum de ajuda para Webmasters.

Publicado por Diogo Botelho, Equipe de Search Quality e Webmaster Outreach