quarta-feira, 27 de maio de 2015

Link direto de aplicativo com goo.gl


A partir de agora, os links curtos goo.gl funcionam como um link único que pode ser usado para todos os seus conteúdos, estejam eles no seu aplicativo para Android ou para iOS ou no seu website. Depois de realizar as etapas necessárias para configurar a Indexação de Aplicativos para Android e iOS, os URLs goo.gl enviarão os usuários diretamente para a página correta no seu aplicativo, caso ele esteja instalado, ou para seu website, caso ele não esteja. Isso trará mais oportunidades para que os usuários do seu aplicativo interajam com ele.

Esse recurso funciona com novos URLs curtos e também retroativamente. Portanto, todos os links curtos goo.gl já existentes para seu conteúdo também passarão a direcionar os usuários para seu aplicativo.
O Zillow compartilha um URL curto no Twitter que se vincula automaticamente ao seu aplicativo nativo dele


Compartilhar links que "fazem a coisa certa"

Também é possível aproveitar esse recurso ao máximo integrando a URL Shortener API ao fluxo de compartilhamento do seu aplicativo, para que os usuários possam compartilhar links que redirecionem automaticamente para seu aplicativo nativo em diversas plataformas. Isso também permitirá que outras pessoas incorporem links diretos para seu aplicativo nos websites e aplicativos delas.

Pegue o Google Maps como exemplo. Com os novos links multiplataforma goo.gl, o botão de compartilhamento do Google Maps gera um único link que fornece a melhor experiência de compartilhamento possível para todos os usuários. Quando aberto, o link detecta automaticamente a plataforma do usuário e se o Google Maps está instalado. Se o usuário tiver o aplicativo instalado, o link curto abre o conteúdo diretamente no aplicativo para Android ou para iOS. Se o aplicativo não estiver instalado ou estiver na área de trabalho, o link curto abre a página no website do Google Maps.

Faça um teste. Não se esqueça de usar um smartphone no qual o aplicativo do Google Maps esteja instalado: http://goo.gl/maps/xlWFj.

Como configurar esse recurso

Para configurar o link direto de aplicativo no goo.gl:
  1. Conclua as etapas necessárias para participar de uma Indexação de Aplicativos para Android e iOS em g.co/AppIndexing. Observe que, no momento, os links diretos goo.gl estão abertos a todos os desenvolvedores iOS, ao contrário dos links diretos da pesquisa do Google. Após essa etapa, os links curtos goo.gl já existentes se tornam links diretos para seu aplicativo.
  2. É possível optar por integrar a URL Shortener API ao fluxo de compartilhamento do seu app, às suas campanhas de e-mail, etc. para gerar programaticamente links que redirecionarão para seu aplicativo.
Esperamos que você aproveite essa nova funcionalidade e tenha um ótimo compartilhamento multiplataforma.

Postado por Fabian Schlup, Engenheiro de Software